Profissionalize as suas redes sociais


A alguns posts atrás escrevi sobre empreender na internet. E uma ferramenta muito importante para quem trabalha digitalmente são as redes sociais, já que elas acabam se transformando na nossa carta de apresentação e na nossa vitrine.

Você pode reparar que, hoje em dia, quando alguém fala de alguma pessoa que não conhecemos a primeira coisa que fazemos é procurar pelo perfil dela no instagram e/ou facebook 👀 As redes sociais nos "apresentam" ao mundo! Por isso, dar um ar mais profissional aos nossos perfis no instagram, facebook, youtube e ao nosso site/blog é fundamental quando estes são a nossa principal ferramenta de trabalho. São através dessas mídias que nossos possíveis clientes vão nos conhecer, nos avaliar, e, quem sabe, contratar nossos serviços/comprar nosso produto.

Algumas maneiras de profissionalizar nossas redes sociais e o conteúdo que criamos são: 

Melhorar a qualidade de fotos e vídeos: priorizar uma boa iluminação, se atentar para a composição do cenário e se preocupar com a relevância do conteúdo, além de buscar por bons apps/programas de edição). 
Existe um curso que várias criadoras já realizaram, chamado Instaglow. Ele é focado em fotografia pro instagram, mas você pode adaptar o que aprender para qualquer outra plataforma.

Investir no layout/design: não necessariamente investir dinheiro, mas investir tempo para aprender técnicas de harmonização do visual de sua página. Estabeleça uma paleta de cores, pense na disposição do conteúdo, deixe a sua marca registrada, sabe? De forma que, com o passar do tempo, quem veja seu conteúdo já te reconheça nele antes de ver seu nome ali no perfil! Com o tempo você pode juntar uma grana e investir em cursos para a criação da sua identidade visual e para aprender a gerenciar seu conteúdo, controlar suas postagens. Os cursos que eu indico e que não são caros são o Logo Creator Box, O Guia Definitivo sobre Branding, Marca e Identidade Visual, e o Socialmedia Box.

❤ Criar textos que envolvam: como você conversa com seu público? Estabeleça uma linguagem intimista, que aproxime vocês. Use emojis, se gostar. Crie hashtags. Faça perguntas para gerar interação. Crie um diálogo e construa um relacionamento com quem te acompanha. Além disso não cometa muitos erros de português, é importante para sua credibilidade.  

Ter uma atitude profissional: saiba se apresentar e apresentar seu trabalho para clientes. Conheça seu público, em números. Saiba precificar seu trabalho. Você vai precisar reunir essas e outras informações em um documento chamado Mídia Kit. Marcas costumam solicitá-lo antes de fechar qualquer tipo de parceria. A Gabi Ferreira criou o curso Midia Kit Profissional pra ensinar onde encontrar todas essas informações e como fazer todo esse passo a passo. 

Esses são alguns pontos que aprendi desde que comecei a estudar mais sobre trabalhar com a internet. Se você tiver mais dicas, compartilha aqui nos comentários! :)

Espero ter te ajudado!
Um beijo e até o próximo post!
Tchaaau!

2 comentários:

Oi! Me conta o que achou do post! Vou adorar ler sua opinião! :)